segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

“É dentro de uma rede que se constrói um novo conceito de saúde”





Aos queridos alunos que participaram da Escola de Reeducação do Movimento na Rua Ubatuba no período de 1976 à 2003, e também a todos que desejam conhecer o nosso método.
Fico muito feliz quando vez por outra, vocês comparecem aos meus workshops, spas, curso de formação e aulas regulares. É delicioso ter o retorno de alunos que acompanharam meu desenvolvimento no meu novo espaço. Foram vocês, durante três décadas que colaboraram e coloriram a minha escola, na construção do método. Obrigado!
Frequentemente recebo pedidos dos alunos que freqüentaram a Rua Ubatuba em São Paulo, nos cursos de formação, solicitando que eu desenvolva uma turma especial para os veteranos. Penso com muito carinho nesse pedido, porém o curso seria semelhante ao que no momento ensinamos no atual curso de formação. Este modelo de ensino, se modifica a cada turma participante, estas modificações fortalecem os novos cursos, pois estão apoiados sempre nas dificuldades que encontramos no aprendizado do aluno nos ciclos anteriores.
Quais os caminhos que temos percorrido desde 2003? Nossos focos de pesquisas se concentram na reeducação cérebro-motora procurando pensadores e métodos que se apóiam em conceitos recentes na história da neurologia. Esses métodos têm oferecido preciosas ferramentas aos educadores em geral, pois terapeutas, pacientes, digamos todos nós, em alguma instância, somos detentores de “hiatos motores” mesmo não apresentando lesões neurológicas que alteram diretamente o controle motor.
Fico cada vez mais impressionado com a quantidade de terapeutas e fisioterapeutas que se distanciam do trabalho da reeducação motora em sua excelência, e por outro lado comprovamos que profissionais de fitness, fortalecem seus conhecimentos e suas ações, ocupando um espaço significativo na reeducação motora.
Nosso interesse hoje no ensino do método se detém às seguintes leituras: automatismos e reflexos normais, desvios motores, dedicação apurada nos estímulos manuais para os gestos finos e de precisão, entendimento do tônus de base necessário para o início do movimento. Desejamos sempre estabelecer vínculos com fisioterapeutas, pediatras, psicomotricistas, ortofonistas, ergoterapeutas – nossa paixão é construir um universo com todos profissionais que lutam a favor do movimento e da vida.
Nossas pesquisas se apóiam nos seguintes métodos: Weil, Kabat, Tardieu, Metayer, Beziers, Paillard, Beevor, Berthoz e Schrott. A complexidade desse imenso leque de pensadores sobre o gesto e os padrões do movimento humano, seus desvios mecânicos, levou-nos a ações terapêuticas de uma extrema simplicidade, dando foco primordial aos comandos verbais, pressões manuais, propriocepção, exteriocepção, olfato, sonoridades, vibrações, fricções, desequilíbrios e contrações reflexas.
Inspirados nesses estudos, criamos engenhosas ferramentas e formas específicas de usá-las. Convido-os a conhecê-las. Relembrando que a origem da nossa escola veio do gesto dançante e é isso que desejamos imprimir em nossos alunos, sempre preocupados com que as experiência propostas sejam lúdicas e prazerosas, refinando o gesto, transformando seus corpos em ferramenta de linguagem.
Venham participar, tragam também seus alunos, pacientes e familiares – é importantíssimo no processo de formação, observar como ensinamos seus pacientes e familiares, isto acelera seu aprendizado.
“É dentro de uma rede que se constrói um novo conceito de saúde”.

Abraços,

Ivaldo Bertazzo e sua equipe Ana Marta, Geni, Juliana, Liza e Glauco

Ps. Minhas aulas regulares iniciam-se em Fevereiro:
• (Terça e Quinta) das 12:00h às 13:30h e das 19:00h às 20:30h,
• o SPA do Movimento acontecerá de 22 a 26 de Fevereiro (Segunda a Sexta) das 08:30h às 11:30h e
• o nosso curso de formação inicia uma nova turma no dia 26, 27 e 28 (Sex, Sáb, Dom) de Fevereiro das 08:00h às 18:00h.

Um comentário:

Majca disse...

Que bom Ivaldo receber noticias suas!
VC está por dentro deste evento?
www.belezasustentavel.com.br
tem tudo a ver com o seu trabalho!!!
grande abraço!
Maria Aurélia Jordão